Março

3 de março de1854

Antônio Joaquim Bento, 19 anos, foi nomeado professor régio para meninos.

5 de março de 1883

A Sociedade Bailante Éden Canguçuense abriu Curso Noturno, o qual selecionou gratuitamente André Puente, Alfredo Rodrigues e Armando Silva Tavares.

27 de março de 1884

- Concerto de piano apresentado pelo professor Pedro Ezequiel Franco na sede da Câmara de Vereadores, tocando o Trovador e a Traviata. Era na terceira casa da rua da Igreja, ao lado do sobrado onde morou Zeca Albano e mais tarde Samuel Pinho de Almeida.

- A Biblioteca do Éden Canguçuense registrou a retirada de 43 livros e 18 consultas, além da visita de muitas famílias.

31 de março de 1885

A diligência Rodrigo Lemos continua a prestar bons serviços na linha Canguçu – Pelotas e Canguçu - Piratini. Para a última, saída todas as quintas-feiras.

2 de março de 1893

Partiu de Canguçu ao comando do Coronel Manoel Pedroso (Maneco Pedroso) uma coluna de piratinienses e canguçuenses civis, para integrar em Bagé forças federais e estaduais ao comando do General João da Silva Teles. Eles ajudaram a obrigar os federalistas a evacuarem a recém cercada Santana do Livramento.

22 de março de 1893

Teve lugar próximo ao Passo das Mortes, no passo do Quebracho, em Bagé, um combate denominado Rio Negro, entre forças do 28º BI (atual 11º BIMTz, de São João del Rei) contra federalistas de Gumersindo Saraiva. Houve um tiroteio cerrado até a chegada do Coronel Bernardino Motta, com 700 homens de Canguçu, pondo o inimigo em retirada.

12 de março de 1908

Com os reforços de gente de Canguçu e Piratini o General João da Silva Teles travou o combate de Upamaroti.

15 de março de 1923

O general Zeca Neto (Patrono de cadeira na ACANDHIS) ocupou Canguçu com auxílio do Tenente Coronel João Paulo Prates, tendo o intendente se retirado para a Estação Cerrito. Depois de permanecer nove dias em Canguçu, retirou-se com destino a São Jerônimo.

17 de março de 1908

Foi adquirida a 1ª sede do Clube Harmonia no local onde funciona a Prefeitura, na gestão do presidente Carlos Norberto Moreira, patrono de cadeira na ACANDHIS e irmão do fundador da entidade, cujo nome (Harmonia) foi uma proposta sua.

28 de março de 1923

Entrou em Canguçu, em perseguição do General Zeca Netto, a Força Estadual ao comando superior do canguçuense Coronel Juvêncio Maximiano Lemos (Patrono de Cadeira na ACANDHIS).

16 de março de 1931

Faleceu em Porto Alegre o ilustre canguçuense Coronel Genes Gentil Bento, que foi intendente de Canguçu de 1905 a 1917. Genes viveu seus últimos 14 anos em Porto Alegre, no exercício de importantes funções, como a Sub-Chefia e Chefia de Polícia e Secretário do Presidente do Estado e Notário com cartório na rua Ladeira.

8 de março de 1933

Criação da 1ª torrefação e moagem Café Cruzeiro, de propriedade dos irmãos Morena, Virgínia e Agostinho Viana. A estrutura era localizada na esquina das ruas Coronel Genes Gentil Bento e General Osório (fronteira com a Praça de Esportes).

1º de março de 1934

Fundação do Colégio Nossa Senhora Aparecida.

2 de março de 1939

Canguçu foi elevado a cidade por Decreto 311 do Presidente Getúlio Vargas, Chefe do Estado Novo.

17 de março de 1940

Foi organizada a Igreja Evangélica Batista de Canguçu pelo Reverendo Astrogildo Pacheco, tendo o primeiro batismo de seus fiéis ocorrido em 13 de novembro de 1938, no balneário onde se situa a Associação dos Funcionários do Banco do Brasil, conhecido por Banho do Seu Rostand.

17 de março de 1940

Fundado o Colégio da Igreja Evangélica Batista, tendo como professor o Reverendo Astrogildo Pacheco.

30 de março de 1940

Foi fundado o Colégio do Salvador da Igreja Episcopal, tendo como professor o Reverendo Joaquim Silveira, sendo seus ex-alunos Odilon Almeida Mesko.

8 de março de 1942

Canguçu recebeu a visita do interventor federal do Rio Grande, General Osvaldo Cordeiro de Farias, que lançou a Pedra Fundamental do Grupo Escolar e do Fórum.

4 de março de 1947

Foi instalado em Canguçu o Banco Industrial e Comércio sob a direção e na residência de Valdemar Aguiar Valente (Rua General Osório, 1016). Por 30 anos, Valdemar exerceu com zelo a função. O escritório foi transformado em Agência em 1967, ganhando o nome de Sulbanco, que por mudanças e fusões transformou-se no Banco Meridional, com sede na Rua Osório, 898.

26 de março de 1949

Inaugurado o trecho rodoviário Canguçu – Pelotas.

26 de março de 1949

Circulou o primeiro trem entre Pelotas e Canguçu.

8 de março de 1954

Inaugurado o primeiro Posto de Gasolina de Otto Manke Klug. E pouco tempo depois foram criados os Postos Esso (de Álvaro Amaral) e Atlantic (de Ari Rodrigues).

15 de março de 1954

Inaugurada a Biblioteca do Colégio Nossa Senhora Aparecida, a qual mais tarde tomou grande impulso sob a direção da Irmã Firmina Simon, cidadã canguçuense honorária.

25 de março de 1954

Foi fundado o 1º Ginásio de Canguçu no Colégio Nossa Senhora Aparecida, em cerimônia presidida pelo prefeito Conrado Ernani Bento. O Ginásio, ao final de 1957, formou 17 alunos.

5 de março de 1963

Foi fundado o Lions Clube de Canguçu, sendo presidido por José Moreira Bento.

10 de março de 1963

Inaugurado o Presídio Estadual de Canguçu, situado na Rua Sebastião Ribeiro de Souza, 140.

16 de março de 1968

Começa a funcionar o Ginásio Estadual de Canguçu, em dependência do Colégio Nossa Senhora Aparecida.

1º de março de 1989

Irmãs franciscanas assumiram a coordenação dos trabalhos na Creche Santa Isabel, no Bairro Izabel.

29 de março de 1990

Tomou posse na ACANDHIS o Acadêmico Armando Eciquo Peres, na cadeira do Coronel José Antônio de Souza Netto. Compareceu o sócio benemérito Joaquim de Deus Nunes, ex-deputado estadual. Assumiu a vice-presidência a acadêmica Yonne Maria Sherer Bento, em substituição ao major Ângelo Pires Moreira.

22 de março de 1997

Realizada reunião da ACANDHIS em que foi empossado como Presidente de Honra e sócio efetivo Odilon Almeida Mesko. Foram lançadas idéias visando os 200 anos de Canguçu. A Reunião foi presidida pela vice-presidente em exercício, acadêmica Yonne Maria Sherer Bento.

15 de março de 1998

Inaugurada a creche Madre Madalena na Vila Nova.

31 de março de 1998

Reunião da ACANDHIS para o lançamento do livro de Ilka G. Neves, com destacada participação do Colégio Nossa Senhora Aparecida sob a orientação de sua diretora irmã Cecília Rigo. A situação muito emocionou a autora. Também esteve presente o Presidente de Honra Odilon Almeida Mesko, a quem a ACANDHIS fez um forte apelo no sentido da reforma do histórico prédio da Casa da Cultura, um monumento comunitário de grande sentido histórico.